sábado, 16 de fevereiro de 2013

JARDIM II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM OBJETIVO


JARDIM II

PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

OBJETIVO
  1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
  2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
  3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
  4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
  5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
  6. Iniciação as famílias silábicas.
CONTEÚDO
  • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
  • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
  • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
  • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
  • Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
ESTRATÉGIA
  • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
  • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
  • Histórias, músicas, vídeo e livros.
  • Atividades com sucatas (ex: embalagens).
  • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
MATEMÁTICA – JARDIM II

OBJETIVO
  1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
  2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
  3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
  4. Desenvolver o processo de adição.
CONTEÚDO
  • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
  • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
  • Operação com Números: adição: total até 9.
  • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
  • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
  • Fração: inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
  1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
  2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
  3. Recorte, colagem e pintura.
  4. Atividade com sucatas.
  5. Músicas e histórias.
  6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
ARTES PLÁSTICAS

OBJETIVO
  • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
  • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
  • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
  • Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
  • Desenho.
  • Pintura.
  • Impressão.
  • Recorte.
  • Alinhavo.
  • Tapeçaria.
  • Colagem.
  • Modelagem.
  • Dobradura.
  • Montagem.
  • Construção.
ESTRATÉGIA
  1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
  2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
  3. Revista, jornal e sucata.
  4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS

OBJETIVO
  1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
  2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
  3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
  4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
  5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
  6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
  7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
  • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
  • Alimento/Culinária.
  • Plantas/Horticultura.
  • Animais.
  • ESTRATÉGIA
  • Explorar o meio em que estamos.
  • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
  • Pinturas colagens, recortes.
  • Horta.
  • Passeios, excursões.
  • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
  • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
  • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO
  1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
  2. Promover condições de um convívio agradável.
  3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
  4. Adquirir habilidades sociais.
  5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
  6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
  • Eu/Família.
  • Casa/Comunidade.
  • Escola.
  • Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
  • Datas Comemorativas:
  • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
  1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
  2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS

OBJETIVO
  1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
  2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
  3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
  • Cores.
  • Números.
  • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
  • Músicas.
ESTRATÉGIA
  • Vídeo.
  • Cartazes.
  • Desenhos.
  • Atividades gráficas.
  • Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse. 
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
    Permitir que a criança seja independente.
  3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  6. Mante-la ocupada.
  7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário